Filtro de Daltonismo

Ada Lovelace: a primeira programadora da história

No século XIX, em 1842, Ada Lovelace desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica, uma calculadora. O feito possibilitou que, hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo. Ada foi […]

10 de outubro de 2023 10:50 am Institucional

No século XIX, em 1842, Ada Lovelace desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica, uma calculadora. O feito possibilitou que, hoje, diversas tarefas sejam realizadas em um computador ao mesmo tempo.

Ada foi filha da matemática e Baronesa de Wentworth, Anne Isabella Byron, e do poeta britânico Lord Byron. Ela nasceu em Londres, no Reino Unido, em 1815 e, após o seu nascimento, seu pai rompeu o relacionamento com a sua mãe e se mudou para a Grécia.

Lord Byron morreu quando Ada tinha oito anos e nunca reconheceu a relevância da filha para a história da ciência e da tecnologia.

Desde criança, sua mãe promoveu o seu interesse pela matemática lógica e pela música. Ada morre em 1852, aos 36 anos de idade, de um câncer no útero, deixando três filhos.]

Dentre as significativas contribuições, Ada traçou uma estratégia de como a máquina poderia ser usada para cálculos dos números de Bernoulli, sequência de números matemáticos racionais ligada à teoria dos números.

De acordo com material publicado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, esse método é considerado o primeiro programa de computador do mundo.

Ada Lovelace não apenas desenvolveu o primeiro software da história, como também inventou o conceito de subrotina: uma sequência de instruções que poderiam ser usadas diversas vezes em vários contextos. Ela também foi responsável pela descoberta das repetições ou loops, descrevendo em seus trabalhos o que ela chamava de “desvio condicional”: uma leitora de cartões que desviaria para outro cartão no caso de ter uma condição satisfeita, o que hoje é a base para o pensamento de programação.

O Departamento de Defesa dos EUA desenvolveu uma linguagem de programação em 1979 e a batizou com o nome de “Ada”, como uma homenagem à Ada Lovelace.

Apesar de ter vivido poucos anos, Ada Lovelace é considerada a mãe da programação e responsável por parte relevante do progresso científico e tecnológico conhecido como a computação moderna.

Então, em todos os anos desde 2009, a segunda terça-feira do mês de outubro é conhecida como o Dia de Ada Lovelace, a primeira pessoa a elaborar um algoritmo e, por isso, é considerada a fundadora do ofício de programador. A data comemorativa começou a ser celebrada por iniciativa de Suw Charman-Anderson, ex-diretora executiva do Open Rights Group, uma organização do Reino Unido que luta pela preservação dos direitos e liberdades digitais, tendo ampla atuação no ativismo pelo acesso das mulheres ao mercado de trabalho e carreiras acadêmcias voltadas à tecnologia e ciências exatas, incluindo aí a programação.

Compartilhe


Veja também