No dia 25 de agosto, ocorreu o “II Encontro para Mulheres da Computação do Vale do Ribeira”, denominado “Para Elas”. Esse evento representa uma valiosa iniciativa promovida pelo curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma (DSM) […]
No dia 25 de agosto, ocorreu o “II Encontro para Mulheres da Computação do Vale do Ribeira”, denominado “Para Elas”. Esse evento representa uma valiosa iniciativa promovida pelo curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma (DSM) da Fatec Registro. Seu propósito primordial é impulsionar a participação feminina no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com um foco especial nas mulheres da região do Vale do Ribeira.
Em um contexto em que dados recentes do IBGE e do PNAD destacam que apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres, percebe-se que essa discrepância não se limita somente ao Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, de acordo com o último censo, registram que apenas 25% dos cargos nessa área são ocupados por mulheres.
Nesse sentido, o encontro “Para Elas” se destaca como um importante passo na direção da equidade de gênero no campo da tecnologia. Ao proporcionar um espaço de aprendizado, networking e compartilhamento de experiências exclusivamente voltado para as mulheres, o evento busca contrapor essas estatísticas desfavoráveis. O evento não somente aborda questões técnicas, mas também enfatiza a importância da diversidade e inclusão no setor de TIC.
Através de palestras inspiradoras e interações colaborativas, o encontro busca fortalecer a confiança das mulheres interessadas em ingressar ou avançar em suas carreiras no campo da tecnologia. Além disso, ele estimula discussões relevantes sobre os obstáculos que ainda limitam a representatividade feminina nesse setor e busca estratégias para superá-los.
Em um mundo em constante evolução tecnológica, é imperativo que todas as vozes sejam ouvidas e representadas, a fim de garantir soluções abrangentes e inovadoras. O evento “Para Elas” está fazendo sua parte ao capacitar e conectar mulheres na área de computação, contribuindo assim para um cenário mais equitativo e dinâmico no mercado de TI e TIC.