Este artigo propõe uma análise detalhada da aplicação de uma Trilha Pedagógica Gamificada com elementos de Role-Playing Game (RPG) no contexto educacional. A pesquisa visa desenvolver estratégias inovadoras baseadas em Metodologias Ativas de Aprendizagem, com o objetivo de promover um aprendizado mais significativo e inclusivo em qualquer ambiente acadêmico. O texto explora a relevância da Gamificação Pedagógica para engajar os estudantes, desenvolver habilidades e competências, e promover a construção do conhecimento de forma interdisciplinar. Além disso, discute a importância de alinhar essa abordagem com as diretrizes curriculares nacionais e os objetivos de uma educação integral. Por fim, são apresentadas reflexões sobre estudos da arte, metodologias similares e plataformas que realizam propostas semelhantes de gamificação pedagógica.
Autores:
Arai, V.; Predetti, R.; Xavier, J.; Sousa, G.
Orientador:
Prof. Ramon Trigo
Grande área:
Agronegócio
FORPROEX:
Área Temática: 7
Linha de Extensão: 32 e 49
Classificação CEA:
Científico, Empreendedor e Acadêmico
TRL:
Nível 2