Filtro de Daltonismo

Projeto Pedagógico do CST – DSM

O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma é um documento essencial que delineia os objetivos, estrutura curricular, metodologia de ensino, recursos necessários e demais aspectos relevantes para o funcionamento e qualidade do curso. Este curso, em particular, tem como foco preparar os alunos para atuarem no desenvolvimento de software para diferentes plataformas, como desktop, web e mobile, visando a formação de profissionais qualificados e aptos a enfrentar os desafios do mercado de tecnologia da informação.

A seguir, alguns dos principais pontos que podem ser encontrados no Projeto Pedagógico desse curso:

1. Objetivos do Curso: Define-se os objetivos gerais e específicos do curso, como formar profissionais aptos a projetar, desenvolver, testar e manter sistemas de software multiplataforma, utilizando as mais recentes tecnologias e metodologias de desenvolvimento.
  2. Perfil do Egresso: Descreve-se o perfil profissional que o curso almeja formar, destacando competências técnicas, habilidades interpessoais e valores éticos desejáveis no mercado de trabalho.
  3. Estrutura Curricular: Apresenta-se a organização das disciplinas ao longo dos semestres, incluindo carga horária, ementas, pré-requisitos e objetivos de cada uma. No caso do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, espera-se uma abordagem ampla que inclua programação, banco de dados, desenvolvimento web, mobile e desktop, além de disciplinas voltadas para gestão de projetos e qualidade de software.
  4. Metodologia de Ensino: Explana-se sobre as estratégias pedagógicas que serão adotadas, podendo incluir aulas expositivas, estudos de caso, projetos práticos, trabalhos em grupo, estágios supervisionados, entre outras atividades.
  5. Avaliação do Aprendizado: Define-se como será realizada a avaliação do desempenho dos alunos, considerando critérios como provas escritas, trabalhos práticos, participação em sala de aula, entre outros.
  6. Recursos Necessários: Lista-se os recursos materiais, humanos e tecnológicos necessários para o adequado funcionamento do curso, tais como laboratórios de informática, biblioteca especializada, corpo docente qualificado, entre outros.
  7. Diretrizes Curriculares e Legislação Pertinente: Informa-se sobre as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de tecnologia, bem como eventuais legislações estaduais ou municipais que regulem a oferta e funcionamento do curso.
  8. Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Curso: Descreve-se como será realizado o acompanhamento e avaliação contínua do curso, visando identificar pontos de melhoria e garantir sua qualidade ao longo do tempo.

O Projeto Pedagógico é um documento dinâmico, passível de revisões e atualizações periódicas para se adequar às demandas do mercado e às mudanças tecnológicas, garantindo assim a relevância e qualidade do curso ao longo do tempo.